CORRIMENTO VAGINAL

Corrimento ou fluxo vaginal é o principal sintoma de uma inflamação ou infecção na vagina e que pode atingir a mulher em qualquer idade. Freqüentemente pode estar acompanhado de prurido (coceira), ardor vaginal ou dor nas relações sexuais. São as chamadas vulvovaginites. Estima-se que um terço das mulheres desenvolverão algum sintoma de vulvovaginites ao longo de suas vidas.

Embora numerosos fatores físicos, químicos e imunológicos possam atuar como predisponentes, modificando o equilíbrio natural da vagina, na maioria dos casos está presente um agente microbiano. Assim, a paciente deverá consultar um médico antes de iniciar qualquer tipo de tratamento. Além disso, é necessário que o parceiro sexual também receba o tratamento adequado, apesar de muitas vezes não apresentar qualquer sintoma evidente.


O corrimento patológico possue tratamento, que deve ser realizado de forma adequada e individualizada. Além disso, uma série de medidas podem ser tomadas para minimizar o fluxo de secreção vaginal.