ADOLESCENTE

Primeira visita ao ginecologista
A primeira visita ao ginecologista é muito importante para a adolescente. Normalmente, a consulta acontece após o início das menstruações e o médico irá orientá-la sobre as alterações que estão ocorrendo com o seu corpo. O exame físico, motivo de ansiedade para as jovens pacientes, restringe-se à avaliação das mamas e dos órgãos genitais externos, e o toque vaginal só será realizado se a paciente já tiver iniciado atividade sexual. Os esclarecimentos de eventuais dúvidas sobre sua saúde e sexualidade são rotineiros nessa consulta, além da orientação sobre exames e métodos contraceptivos.
 
Menstruação
A menstruação é um processo normal e saudável na vida da mulher. Normalmente, a primeira menstruação, conhecida por menarca, ocorre entre 11 e 15 anos de idade. Considerando-se o intervalo entre o início de duas menstruações consecutivas o ciclo menstrual dura 28 a 30 dias e o período de sangramento varia de 2 a 5 dias. O fluxo menstrual, ou “sangramento” menstrual, é composto de água (80%), um pouco de sangue e endométrio, tecido que reveste internamente o útero.
 
Sexualidade
A puberdade é o período em que a adolescente começa a descobrir mudanças em seu corpo, pois seus ovários começam a funcionar e produzir hormônios. São esses hormônios que fazem com que o corpo mude e se assemelhe ao de um adulto, além de contribuírem para o despertar da sexualidade.
A sexualidade é extremamente importante para o desenvolvimento e bem estar de todos os seres humanos. Embora exista o receio de que as orientações sexuais possam estimular o início precoce da vida sexual, uma pesquisa feita nas últimas duas décadas mostrou que este tipo de iniciativa não aumentou a taxa de atividade sexual, mas aumentou o conhecimento sobre o comportamento sexual e suas conseqüências, possibilitando a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de eventuais gestações indesejadas. O médico ginecologista é um profissional que está habilitado para orientar as adolescentes nessa fase de turbulência e inquietações.