Dores nas costas
Durante a gestação

Ovulação
Aprenda a identificar os dias férteis

Menstruar ou não menstruar
Discussão sobre a interrupção da menstruação.

Direito da paciente
Você conhece o direito de reembolso em seu plano de saúde?
CLIQUE AQUI

A pílula do depois de amanhã
Você conhece a ellaOne?

A consulta pré-concepcional
Informe-se sobre sua importância.

Pólipos no útero

O que são os pólipos no útero?
Pólipos são formações em geral pediculadas que se projetam para o interior da cavidade uterina.

Por que eles surgem?
O principal estímulo para o surgimento dos pólipos antes da menopausa é hormonal. Após a menopausa, sua origem pode estar atrelada a áreas de hiperplasia focal (alteração no tecido), sem que isso tenha maiores consequências. Em sua grande maioria os pólipos são benignos e não sofrem malignização.

Pode ser sinal de alguma doença?
Em geral, os pólipos endometriais não são sintoma de nenhuma outra doença.

O que deve ser feito para tratar?
O tratamento está indicado sempre que a paciente for sintomática, ou seja, se houver sangramento uterino anormal ou infertilidade, o pólipo deve ser retirado. Na pós-menopausa, em pacientes assintomáticas, devemos avaliar caso a caso. Em portadoras de pólipos endometriais, o tratamento clínico com hormônios é pouco eficaz. O tratamento de escolha é a histeroscopia cirúrgica, procedimento em que se entra com uma câmera através do colo do útero, identifica-se o pólipo e procede-se à ressecção do mesmo sob visão direta.

Quais os sintomas?

Na pós-menopausa, 70 a 75% das pacientes com pólipo endometrial não manifestam qualquer sintoma. Os pólipos são identificados pelo achado ultrassonográfico de espessamento endometrial, em geral focal. Quando há sintomas, em geral o pólipo se manifesta através de sangramento uterino anormal.

Na menacme (período da vida da mulher em que ocorrem as menstruações) o diagnóstico de pólipo ocorre em pacientes que apresentam sangramento uterino anormal ou em pacientes que são submetidas à histeroscopia durante a investigação de infertilidade.

Ele pode surgir em mulheres de diferentes idades?
Sim, os pólipos podem surgir em qualquer fase da vida da mulher, porém são mais prevalentes entre a 5ª e a 7ª décadas de vida.

A paciente sente dor?
Os pólipos não causam dor. No entanto, o aumento na intensidade do fluxo menstrual e a presença da distorção causada no endométrio podem levar a um aumento na intensidade da cólica menstrual.

Matéria escrita pela Dra. Fernanda e publicada na sessão IDmed da UOL.